terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Parque Nacional da Peneda-Gerês candidato português à eleição das Sete Maravilhas da Natureza

“O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no norte do país, é o mais recente candidato português a ser uma das Sete Maravilhas da Natureza do Mundo, revelou hoje a Câmara de Terras de Bouro, que promoveu a candidatura.

Apesar de considerar “importante a candidatura ter sido aceite”, a Câmara de Terras de Bouro quer ir mais longe e, por isso, vai criar um comité que envolverá personalidades e instituições, para promover acções de sensibilização da população, no sentido do apelo ao voto nesta candidatura.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês, que ocupa uma área de 70290 hectares, estende-se pelos concelhos de Arcos de Valdevez, Montalegre, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Melgaço. Criado em 1971, o PNPG, que é o único parque nacional português, integra 114 aldeamentos, onde residem cerca de 10 mil pessoas, que se dedicam na maioria à agricultura, pastorícia e pecuária.
Nesta altura, poucos dias depois da candidatura ter sido aceite, o PNPG é o 240º mais votado, entre os 282 candidatos aceites.

A votação decorre até 31 de Dezembro. Nessa altura serão divulgados os 21 finalistas desta eleição, que ficam mais perto de ser uma das Sete Maravilhas da Natureza.O melhor candidato português, segundo os dados de hoje, é o Vale do Douro, onde nasce o Vinho do Porto, que ocupa o 124º lugar.

Segue-se a candidatura do arquipélago das Ilhas Selvagens, situado a cerca de 230 quilómetros da Madeira, que está no 130º lugar, enquanto a Ria de Aveiro está actualmente no 200º lugar desta lista de candidatos.

A lista completa de candidatos integra 282 locais em todo o mundo, dos quais 61 na Ásia, 57 na Europa e 55 na América do Sul. Os restantes encontram-se em África (48), na América do Norte (45) e na Oceânia (16).”

Fonte: Público


Vota nas tuas maravilhas preferidas em:

http://www.new7wonders.com/nature/en/

Sem comentários: