terça-feira, 18 de março de 2008

Ludo está a ser desbastado

"Uma zona da área verde do Pontal, junto à estrada que liga o Aeroporto à Praia de Faro, está a ser alvo de desbaste, segundo denunciou um leitor ao Região Sul.

A Câmara Municipal de Faro, disse fonte da autarquia ao nosso jornal, soube apenas hoje do que se está passar mas já enviou uma equipa de fiscalização e espera resposta “a qualquer momento”.

O vídeo é datado de 13 de Março mas o desbaste de árvores “terá começado muito antes, não havendo qualquer tipo de sinalização”, segundo denunciou o autor do registo ao Região Sul.

A zona alvo de desbaste localiza-se dentro do Parque Natural da Ria Formosa que, segundo outra fonte, “terá autorizado os trabalhos”. O Região Sul tentou contactar o PNRF, até agora, sem efeito.

O responsável pelo departamento de protecção da natureza da associação ambientalista Almargem, João Santos, diz que “o que é mais estranho é ainda ninguém ter vindo a publico dizer o que se passa”. A associação espera saber o que está a passar para poder agir.

“Quando aquilo começou nós julgámos que se tratava de alargamento de estrada, o que deixou de fazer sentido quando o desbaste avançou para o interior do terreno”, sublinha João Santos.

O responsável põe a hipótese de se tratar de “exploração de eucaliptos, mas para isso o PNRF teria de ter autorizado”, ou então “algo já a ver com o Polis e a ParqueExpo”, o que também considera “muito estranho” porque “estaria a ser rápido de mais”.

No mais conhecido blog de Faro – A Defesa de Faro – o assunto está a ser intensamente debatido. Os leitores falam em venda e comércio de eucaliptos e a maioria manifesta-se surpreendido por trabalhos realizados em zona de protecção. Um dos leitores diz que a agressão paisagística mostra “uma clareira com 200 metros de diâmetro”.

Fonte: Região Sul



3 comentários:

Pedro Abrantes disse...

Pois de facto é uma situação bastante estranha. Não faço a mínima ideia porque é que estarão a desbastar aquela área perto da Quinta do Eucalipto e do Aeroporto. Teremos mesmo que esperar uma actualização desta notícia, para se tentar fazer algo a respeito desta situação. Faro já era a cidade do país com menos espaços verdes por população, e estão a destruir a pouca mancha verde que existe nos arredores desta cidade. Mas de qualquer maneira é uma pena...

joão disse...

Gostaria de saber o que ganham os Algarvios com a existência do núcleo de Ambiente num caso concreto como este. Que acções qualificadas se podem tomar?
Qual a redução do impacto ambiental dos incêndios no Ludo, adjacente ao campus de Gambelas da UAlg. Bem hajam

NAmb disse...

Os Algarvios ganham a divulgação da informação, que neste caso foi isso mesmo que foi efectuado pelo Namb.

O Namb denuncia e dá a conhecer o que lhe compete dum ponto de vista ambiental e social , e neste caso, após divulgar esta situação, ficou a aguardar desenvolvimentos posteriores, nomeadamente a resposta das entidades oficiais que já teriam sido previamente consultadas, enumerando desta forma o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), a Câmara Municipal de Faro (CMF) e a Almargem. A Almargem já se encontra a tentar obter respostas, como vem descrito na notícia.

Não obstante o Namb dá a conhecer situações de carácter ambiental mas não tem poder decisivo (fica a cargo das entidades competentes), passa por apresentar uma atitude de alerta e despertar os cidadãos para as questões ambientais regionais.