sexta-feira, 21 de março de 2008

O Dia Mundial da Árvore


O Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta festeja-se em 21 de Março. A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872.

Nos EUA é comemorado no dia 23 de Setembro, junto do aniversário de Julius Sterling Morton, morador da Nebrasca, que incentivou o plantio de árvores naquele estado.

"Árvore é sinônimo de vida", com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com a sua importância fundamental para o progresso através do papel, as árvores estão presentes em nossas vidas desde as lembranças mais remotas de nossas infâncias.

Dos primeiros seres vivos do planeta, as árvores foram resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se, transformando-se para poderem se adaptar a diferentes situações. Entretanto, talvez estejamos vivendo a maior destas transformações ambientais: a que realiza o progresso da civilização humana. E, para continuarmos a progredir em rítmo acelerado, precisamos proteger nossa flora e nossa fauna garantindo a sobrevivência de todos, inclusive a nossa.

Algumas curiosidades:

•1 hectare de floresta densa, durante um ano, fixa 22 toneladas de carbono e liberta 16 toneladas de oxigénio

•Em Portugal, a floresta ocupa 3,2 milhões de hectares, que correspondem a cerca de 36% do território nacional.

•A mancha florestal mundial, segundo a ONU, diminui ao ritmo de 11 milhões de hectares por ano.

•Em Portugal as espécies dominantes são o pinheiro-bravo (30%), o sobreiro (22%) e o eucalipto (21%).
Fonte: Wikipédia

1 comentário:

Pedro Abrantes disse...

"O Dia Mundial da Árvore"

Se prestarmos atenção a estas curiosidades, que vêm no final da notícia, podemos constatar a grande importância que as florestas em geral e as árvores em particular desempenham na nossa subsistência como seres humanos, neste planeta azul a que chamamos Terra. Força Namb!