quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Olimpíadas do Ambiente de regresso ao Algarve

Cerca de 20 mil jovens de escolas de todo o país deverão participar nas XIV Olímpiadas do Ambiente, cuja novidade para este ano lectivo é a participação individual dos professores no concurso, que pretende sensibilizar para o tema.


Em declarações à agência Lusa, Élio Vicente, do Zoomarine, um dos parceiros na organização do evento, disse que os professores terão agora, ao contrário de outras edições, que apresentar projectos individuais que serão submetidos a concurso.

Outra das novidades da 14ª edição das Olimpíadas do Ambiente é o facto de a organização lançar aos jovens o desafio de criarem a imagem gráfica do cartaz das Olimpíadas seguintes, neste caso, no ano lectivo em 2009-2010.



Segundo Élio Vicente, apesar do formato de "concurso" (já que os jovens, do Ensino Básico e Secundário e com idades entre os 12 e os 18 anos têm que fazer provas de conhecimento), a verdadeira missão do evento não é testar a sua perícia no tema.

"Não queremos que se tornem brilhantes teóricos ambientais, mas que adoptem comportamentos", ressalvou, acrescentando que anualmente se inscrevem nas olimpíadas entre 20 a 25 mil jovens de escolas de todo o país.

O projecto, organizado pelo Instituto INTERVIR MAIS da Universidade Católica Portuguesa, associação ambientalista Quercus e Zoomarine, é reconhecido pela Presidência da República e já envolveu nas diversas edições anteriores mais de 325.500 alunos e milhares de professores.

O concurso inclui as vertentes "Ambiente à Prova", para os alunos testarem os seus conhecimentos sobre o tema, e "Ambiente e Arte", desafio lançado às escolas para criarem o cartaz das próximas Olimpíadas.



A vertente "Ambiente e Cidadania" é dirigida aos professores, que podem individualmente apresentar projectos com reflexos no Ambiente que já existam e estejam em funcionamento.

Os cinco melhores projectos irão à Final Nacional, que decorre no início de Maio, no Porto, em que também estarão entre 70 a 90 alunos de escolas de todos os distritos do país.

As provas (divididas em duas categorias, para os alunos do Ensino Básico e Secundário) terão lugar em Janeiro e em Março, incidindo em temas como a Conservação da natureza, Recursos naturais, Poluição e Ameaças Globais, entre outros.

As inscrições estão abertas até 19 de Dezembro e os projectos dos professores podem ser apresentados até ao dia 31 de Março.

Fonte: Observatório do Algarve

Imagem do Zoomarine retirada do site:

Sem comentários: