segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Pipocas inundam mar algarvio

Milhares de pipocas vão formar uma mancha de poluição ao largo do Algarve.


Cerca de 750 quilos de pipocas vão ser lançados terça-feira ao mar ao largo da costa algarvia para simular um derrame de hidrocarbonetos, no âmbito do exercício “Austral 2008”, dirigido pelo Departamento Marítimo do Sul.

O exercício terá lugar a cerca de três milhas da vila de Salema, Vila do Bispo, e envolverá o navio “Galp Marine”, que presta assistência aos Estados-Membros da União Europeia (UE) em caso de acidente de poluição no mar.



É a primeira vez que se realiza no Algarve um exercício desta dimensão, disse à Lusa fonte do Departamento Marítimo do Sul, que explicou que a iniciativa se insere no “Plano Mar Limpo”.

O objectivo é treinar a capacidade de contenção e recolha de hidrocarbonetos poluentes no mar (compostos químicos em cujo grupo se insere o petróleo) e a mobilização e acção dos meios da Autoridade Marítima Nacional em terra.



Segundo adiantou ao Observatório do Algarve Reis Ágoas, comandante da Zona Marítima do Sul, “a manha de hidrocarbonetos poluentes será simulada através do lançamento ao mar de algumas centenas de quilos de pipocas, de forma a que se possa ver à distância”.

A tripulação do navio português “Sagitário” vai assim lançar à água 150 caixas de pipocas com cinco quilos cada, que simularão os compostos poluentes, que serão depois recolhidas pelo navio “Galp Marine”.



Depois de lançados ao mar, a área afectada é interditada, os “poluentes” contidos em duas manchas com barreiras próprias e recolhidos pelo navio que opera sob contrato da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA).

O “Austral 2008” também tem uma componente terrestre e pode ser acompanhado na Praia da Boca do Rio, em Salema, onde se realizarão acções de combate à poluição, como a recolha do poluente da areia e a limpeza de rochas.



As operações serão ainda acompanhadas por cerca de 60 alunos dos cursos de Biologia Marinha e Ciência do Mar da Universidade do Algarve, vinte dos quais vão mesmo participar no exercício.

O exercício de combate à poluição do mar, dirigido pelo Departamento Marítimo do Sul, é uma iniciativa da Autoridade Marítima Nacional em cooperação com a EMSA, que tem um contrato com aquele navio para situações do género.

O plano nacional de contingência em caso de incidentes de poluição no espaço marítimo português (Plano Mar Limpo) foi aprovado face ao risco de acidentes que podem decorrer do elevado número de navios que atravessam a costa portuguesa.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26033

Imagens:

http://finewhyfine.typepad.com/fine_why_fine/images/popcorn.bmp - Mergulhador nas Pipocas

http://www.lightbluetravel.co.uk/lbtadmin/upload/p80%20Intro%20salema%20beach_400w.jpg – Fotografia aérea de Salema

http://cache.daylife.com/imageserve/08a05s64Ya3UD/610x.jpg - Navio Galp Marine

http://img.olhares.com/data/big/178/1787284.jpg - Navio Sagitário

http://www.marinha.pt/ – Logótipo da Marinha Portuguesa

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: