domingo, 30 de novembro de 2008

Praias enchem até 2010

Portimão, Albufeira e Lagos vão receber milhares de metros cúbicos de areia, mas a ideia não é proteger os concessionários.


Nove milhões de euros, é quanto vai custar o enchimento dos areais das praias de Portimão, Albufeira e Lagos, que deverá estar concluído até 2010. Há quase dez anos, no entanto, que a operação já estava prevista no Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Vilamoura-Burgau (exceptuando Alvor, que só foi decidida em 2007).

No caso de Albufeira, a requalificação será realizada entre a Praia do Peneco e o Forte de São João e prevê um investimento de 5,2 milhões de euros. Estará concluída, segundo a Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH), antes de Junho de 2010.

Em Portimão, na Praia de Alvor, serão investidos 2,3 milhões de euros, para pagar a movimentação de 300 mil metros cúbicos de areia e em Lagos, na Praia de D. Ana, a factura ascende aos 1,7 milhões para duplicar o areal e consolidar as arribas. Ambas as obras estarão prontas, segundo a ARH, antes de Junho do próximo ano.


Para os trabalhos de enchimento, no caso de Alvor, será utilizada areia dragada da Ria, retirada para a criação de um canal de navegação.

Já no caso da Praia de D. Ana, a areia é proveniente de dragagens ao largo, efectuadas a 40 metros de profundidade e a uma distância de 2 quilómetros da costa.

Em Albufeira, a areia é retirada do fundo do mar a 25 metros de profundidade, a uma distância de 3 quilómetros da praia.


Recorde-se que a intervenção em Portimão contempla o enchimento do areal na zona nascente da praia de Alvor, onde este ano houve restaurantes em risco de destruição pelo mar, mas de acordo com a ARH a protecção dos concessionários nem sequer é um dos objectivos principais da acção.

Segundo fonte da recém-criada instituição, o enchimento dos areais destina-se, em primeiro lugar, à protecção costeira das dunas e das arribas, de forma a afastar os utentes destas zonas, minimizando assim a possibilidade de acidentes: “Em treze anos, houve apenas um morto, um pescador que caíu de uma falésia que abateu e três feridos”, adianta a mesma fonte.

Por outro lado, pretende-se, como é óbvio, aumentar a capacidade balnear, para que as praias possam acolher mais banhistas.

Actualmente, na área sujeita a requalificação, nos três concelhos, existem 16 concessionários com apoios de praia, 2 na praia de D.Ana, 7 em Alvor e 7 em Albufeira.


Em média, cada concessionário paga de taxas 3 mil euros por ano, que até aqui eram divididos entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR, com 60 por cento) e o Instituto da Água (INAG, com 40 por cento).

Com a criação da ARH, no entanto, mudaram também as regras de distribuição dessas verbas: a ARH fica com 40 por cento, o INAG com 10 por cento, e o restante vai para um Fundo de Reabilitação Costeira, criado precisamente para casos como este, que agora irá avançar.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26238

Imagens:

http://1br.biz/wallpapers/beautiful-beach-2343.jpg - Imagem de Praia

http://www.aprh.pt/congressoagua2008/IMAGENS/apoiantes/grandes_apoiantes/inag.gif - Logótipo INAG - Instituto da Água

http://plus.maths.org/latestnews/jan-apr08/sand/index.html - Ampulheta com areia para medir o tempo

http://www.viaalgarviana.org/alemao/ccdr_1.gif - Logótipo Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: