quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

ARH avalia risco de ruptura de barragens

O risco de ruptura das barragens do Algarve em caso de catástrofe está a ser avaliado por mais de 80 técnicos, num trabalho que se prolongará pelos próximos meses.


Os técnicos vão avaliar o risco de ruptura das barragens "relativamente ao seu comportamento em situações de catástrofe, nomeadamente sismos ou cheias" e analisar "a utilidade das infra-estruturas como pontos de utilização de água em situações de combate a incêndios florestais", segundo anunciou a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve. Para acompanhar os trabalhos, foi constituída uma subcomissão na Comissão Distrital de Protecção Civil, de que fazem parte a Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Autoridade Nacional de Protecção Civil, Corpos de Bombeiros, Autoridade Nacional de Florestas, Câmaras Municipais e os Grupos de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana, adiantou ainda a ARH num comunicado.



Os técnicos e agentes receberam nas últimas semanas, de acordo com o texto, "preparação específica, através de um intensivo programa de formação, constituído por seis sessões de 7 horas, em sala e no campo".

"O Algarve tem cerca de 4000 infra-estruturas hidráulicas de retenção [pequenas barragens de terra, charcas e açudes], a maioria das quais de utilização agrícola privada, construídas há várias dezenas de anos", precisou a ARH, pedindo aos proprietários que, "no seu interesse, facilitem o acesso às referidas infra-estruturas" e "instalem tabuletas com a indicação do seu nome e contactos, de forma a facilitar o trabalho dos avaliadores".


A administração da Região Hidrográfica do Algarve sublinhou ainda que o trabalho em curso "se destina a avaliar as condições de segurança" das infra-estruturas, "cuja manutenção - de acordo com o Decreto-Lei nº 226-A/2007 de 31 de Maio, que regulamenta a Lei da Água - compete ao 'dono da obra'".

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26623

Imagens:

http://www.aprh.pt/ - Mensagem de Boas Festas da ARH – Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos

http://cee.engr.ucdavis.edu/faculty/boulanger/geo_photo_album/Earthquake%20hazards/Rupture%20-%20Taiwan/Shinkan%20dam.JPG – Fotografia da ruptura de uma barragem

http://patrulheirognr.blogspot.com/2008/04/novas-viaturas-da-gnr.html - Fotografia duma viatura da GNR – Guarda Nacional Republicana
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: