domingo, 21 de dezembro de 2008

Portos de pesca “desabrigados”

Os pescadores de Cabanas de Tavira e Santa Luzia dizem que os respectivos portos de abrigo, em fase de conclusão, não resolvem as actuais carências.


Os dois novos portos de abrigo de Cabanas e Santa Luzia, ambos em Tavira, ascendem a um investimento de mais de 2 milhões de euros, mas na opinião dos pescadores as novas infra-estruturas não resolvem os problemas pois “[os portos] deviam ter sido construídos por dentro, não por fora”.

“Isto não é um porto de abrigo, é um porto de desabrigo” contesta Manuel Encarnação, pescador reformado em Cabanas, em declarações ao jornal Público.



Em Santa Luzia o sentimento é recíproco: “O canal ficou mais estreito, a corrente vem mais forte e não venham dizer que isto é bom. Não há profissional que meta ali um barco numa altura de vendaval”, acrescenta João das Dores.

Jaime Costa, técnico do Instituto Portuário e de Transportes Marítimos (IPTM), responde com uma pergunta às críticas dos pescadores: “Se acham que agora não há segurança, o que existia antes era melhor?”.



O engenheiro do IPTM justifica a localização dos portos com o chumbo do Ministério do Ambiente ao projecto defendido pelos pescadores pois “implicava dragagens profundas” e acrescenta que a empreitada consistiu em “aproveitar o canal existente e criar melhores condições de segurança para a pesca”.

Em Cabanas, o novo porto tem capacidade para 48 embarcações, um passadiço de 160 metros e na opinião do pescador João Baptista “está bonito para a fotografia”.



A infra-estrutura de Santa Luzia irá acolher 70 embarcações, tem um passadiço de 216 metros, destinando-se apenas a profissionais de pesca mas “já por aí anda quem esteja a tentar arranjar um lugar, para depois o vender para barco de recreio”, denuncia João Mangas, mestre carpinteiro e pescador nas horas vagas.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26630

Imagens:

http://www.tavira.cienciaviva.pt/img/upload/Cabanas.jpg – Fotografia de satélite de Cabanas de Tavira

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/18/TVR-cabanas.png - Logótipo de Cabanas de Tavira

http://www.quemtemsedevenha.com.br/praia-de-santa-luzia.jpg - Pintura da Praia de Santa Luzia

http://www.peniche.oestedigital.pt/_DI/NEWS/642_778_iptm.jpg - Logótipo do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: