domingo, 28 de dezembro de 2008

Portugal visto de cima

O Instituto Geográfico divulga imagens áreas de Portugal Continental no Portal Sapo.


O Instituto Geográfico Português disponibiliza, a partir de hoje, imagens aéreas em alta resolução em todo o território de Portugal Continental, através do portal de Internet Sapo, afirmou à Lusa o presidente da instituição, Coronel Arménio Castanheira.



"A vantagem deste serviço é que tem uma cobertura heterogénea do território com a resolução mais baixa [com maior detalhe] disponível", afirmou o responsável, acrescentando que as imagens são recolhidas de dois em dois anos.



"Há outras plataformas que disponibilizam informação do território do continente com maior detalhe, mas apenas em algumas áreas. Este serviço tem a vantagem de ser homogéneo, em termos de resolução, em todo o território", disse ainda.

"A nossa preocupação foi fazer chegar esta informação à comunidade, ao maior número de pessoas, pelo que chegamos a acordo com o Sapo", afirmou, esclarecendo que por lei o Instituto está obrigado a fornecer este serviço a todas as entidades que o solicitem.



"A lei estabelece que não podemos discriminar operadores", esclareceu, referindo ainda que o IGP está em negociações com outras empresas.

Arménio Castanheira considera infundados quaisquer receios relacionados com a utilização indevida deste tipo de serviços, nomeadamente por terroristas.

"Todos os grandes ataques terroristas a que assistimos nos últimos anos ocorreram em locais que todos conhecemos e que todos sabemos onde estão", defendeu.



"Temos, no entanto, o cuidado de não colidir com os interesses individuais. Quando a resolução das imagens aéreas chega ao ponto de identificar pessoas, por exemplo, temos de parar", salientou.

As fotografias áreas em alta resolução do Instituto Geográfico podem ser consultadas na área de mapas do portal Sapo, um serviço que permite a pesquisa e localização de localidades, ruas e entidades em Portugal Continental e nas ilhas.

Fonte: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=26037


Imagens:

http://detesto-sopa.blogspot.com/2008_04_01_archive.html - Imagem referente ao Portal do SAPO

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/Images%5Cfaro_aerea.jpg – Fotografia aérea da doca e zona do Castelo de Faro
http://www.igeo.pt/ - Logótipo do IGP – Instituto Geográfico Português

http://tgm.vilamoura.googlepages.com/07marina.jpg/07marina-full;brt:68;effect:autolevels,100;effect:sharpen,100.jpg – Fotografia aérea da Marina de Vilamoura e pequena zona circundante
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: