terça-feira, 20 de janeiro de 2009

EcoFamílias reduzem consumos de água em 20%

Um ano depois de implantado o projecto “EcoFamílias – Água” em 10 famílias residentes no Algarve, os resultados registam uma diminuição nos consumos médios de água em 20%. Porém há famílias que reduziram até 55% o consumo.



O projecto, da responsabilidade da empresa Águas do Algarve e da Quercus, baseia-se no acompanhamento dos consumos de água das famílias, com sugestões de poupança por parte de técnicos especializados.

Aderiram ao projecto 10 famílias em vários concelhos da região, nomeadamente Faro (2), Albufeira (1), Loulé (2), São Brás de Alportel (2), Olhão (1) e Lagoa (2). Registaram reduções nos consumos em todas as vertentes.



“A maior percentagem de redução foi verificada nos duches, cerca de 60%; na lavagem de mãos verificou-se uma redução próxima dos 50%; as lavagens de dentes e lavagem de loiça manual foram os tipos de consumo com menor redução, que no entanto se encontram próximos dos 40%”, revela fonte da Águas do Algarve.

No âmbito deste projecto estão agora a ser efectuadas outras acções de sensibilização para o uso eficiente da água, tendo já sido efectuada a primeira sessão na escola EB2,3 Poeta Bernardo Passos em S. Brás Alportel, tendo estado presentes 15 professores.



Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91087

Imagens:

http://biosabermais.files.wordpress.com/2008/03/agua.jpg - Fotografia de criança a beber água por uma folha de planta

http://www.markelink.com/directorios/Amb2008/fotos/aguas-algarve-l01.gif - Logótipo da empresa Águas do Algarve e suas certificações

http://e-loja.quercus.pt/scid/eStore/ - Imagem da Quercus, uma organização ambientalista

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: