domingo, 11 de janeiro de 2009

Neva na região algarvia - Temperaturas baixas continuam até domingo

Pouco antes das 08:00 horas da manhã de ontem (sábado), começou a nevar em Monchique, segundo uma fonte local, entretanto sem causar quaisquer transtornos, de acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro em declarações prestadas à Agência Lusa.


Região Sul obteve informação de que há ainda outros locais da região algarvia onde se registou a queda de neve, ainda que se tratasse de pequenos flocos, designadamente na vila de S. Brás de Alportel e em Vale Bravo (S. Bartolomeu de Messines - Silves).

Cerca das 00:00 horas a temperatura no Aeroporto de Faro descia para perto dos zero graus, enquanto que em Loulé se registava um grau negativo. Às 08:00 horas da manhã a capital algarvia (Faro) registava 5 graus centígrados, mas no interior as temperaturas continuavam muito baixas.



De acordo com o Instituto de Meteorologia (IM), o tempo frio, com acentuado arrefecimento nocturno, vai continuar até domingo, sendo possível a queda de neve em todas as regiões do litoral até ao Algarve, nomeadamente na região de Lisboa.

Nas regiões do Norte e Centro a previsão de queda de neve mantêm-se e actualmente há muitas estradas cobertas de neve.


O IM prevê que a temperatura mínima suba na segunda-feira com o aumento gradual da nebulosidade e a ocorrência de precipitação.



Devido ao frio, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) aconselha cuidados acrescidos para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente sem-abrigo, crianças e idosos.

Também aos condutores é recomendada muita cautela com os pisos escorregadios ou mesmo gelados, onde é eminente a ocorrência de despistes.



Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=91039

Imagens:

http://www.visitportugal.com/NR/rdonlyres/C16B2744-C5E4-40EE-B938-69C1D440208F/0/praiaNeve.jpg - Imagem alusiva à neve no Algarve

http://www.chavesdeouro.org/images.php?image_id=484&width=80 – Logótipo do Instituto de Meteorologia em Portugal

http://gallery.hd.org/_exhibits/natural-science/ice-melting-in-water-with-thermometer-at-zero-degrees-Celsius-AJHD.jpg - Copo com termómetro a marcar zero graus Celsius

http://pics.hi5.com/userpics/416/119/1199828416.img.jpg - ANPC - Logótipo da Autoridade Nacional de Protecção Civil e mais algumas entidades que a acompanham

http://www.humornanet.com/files2/imgs2001/animais/0207_humornanet_com_an.jpg - Sinal de piso escorregadio

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: