sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Nuno Brandão Costa ganha concurso público de ideias

Nuno Brandão Costa é o vencedor do concurso de ideias para a Praia de Faro, lançado em Julho passado pela Direcção Regional de Economia do Algarve (DREAlg), com vista a seleccionar a melhor proposta de ideias para a requalificação e ordenamento da frente de mar.

Com este concurso pretende-se estabelecer um programa base de intervenções destinadas a constituir as linhas de orientação de futuros Planos Municipais de Ordenamento e de outros projectos da autarquia.

O júri do concurso, que integrava um jurado designado pela Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitectos, atribuiu o segundo e terceiro lugar na hierarquização, respectivamente, a Nuno Carrôlo e Francisco Freitas (Atelier RUA).


O vencedor pretende conseguir com esta proposta, com parque de estacionamento nas proximidades do Aeroporto de Faro e com uma nova ponte sobre a Ria Formosa, a ideia de um novo Ambiente.

Propõe-se assim “o desenho de um Sistema, que se desenvolve na geometria linear do Sítio, alastrando-se sobre o território a intervir, acompanhando o sentido longitudinal dos elementos naturais existentes, a ampliar na sua visibilidade e presença” diz o comunicado descritivo do projecto.




O arquitecto sugere ainda que o sector mais urbanizado da Ilha se estenda através um pavimento uniforme em calçada de pedra da região, para assim se converter uma estrada urbana numa série linear de passeios e ciclovia.

O objectivo da proposta é potenciar a paisagem e o seu carácter único, nivelando-se um plano que desenvolve uma estrutura horizontal que integra a resolução do programa: os acessos, os novos equipamentos, o sistema de mobilidade (ciclovia, TRAM, pedonal, trânsito mecânico condicionado), as novas construções (para realojamento), as praças, os pavimentos, os acessos à praia, os apoios de praia e os equipamentos associados, os cais de ria, a nova ponte e o parque de estacionamento.



Nuno Brandão Costa aponta ainda para novas dunas que vão ser criadas nos espaços demolidos, iniciando-se desta forma o processo de renaturalização da ilha.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=90750

Imagens:

http://lh5.ggpht.com/__QS7ovKc8hs/RyoqDZmx9tI/AAAAAAAAAGw/QIVGYgGsgaI/DSC02210.JPG - Fotografia da praia de Faro, no Verão

http://www.fne.pt/images_old/me/FNEimg_drealg.jpg - Imagem referente à DREALG – Direcção Regional de Educação do Algarve

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=90750 - Esquema das intervenções a tomarem lugar na Praia de Faro

http://www.algarveobserver.com/cna/Images%5Cpraia_de_faro.jpg – Fotografia aérea da Praia de Faro

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: