domingo, 22 de fevereiro de 2009

Cientista norte-americana estuda comunicação entre os golfinhos no Algarve

Uma cientista norte-americana está no Algarve a desenvolver um estudo sobre o comportamento dos golfinhos perante certos estímulos e acredita conseguir contribuir para um maior conhecimento do complexo cérebro destes animais. 

Desde há quase um mês, que diariamente Dominie Writt faz electro-encefalogramas a alguns golfinhos do parque aquático Zoomarine, em Albufeira, para registar a sua actividade cerebral na presença de diferentes sons. O objectivo é tentar desvendar alguns aspectos da comunicação entre estes mamíferos, submetendo-os a diferentes estímulos, nomeadamente, assobios que lhes são desconhecidos e outros familiares. 

"Cada assobio é como um sinal diferente que serve um propósito de comunicação e nesse sentido pode quase ser considerado uma palavra", refere a investigadora do Departamento de Neurofisiologia da Universidade do Kansas. Ao medir a actividade cerebral, Dominie fica a conhecer qual a reacção dos golfinhos quando lhes são apresentados sons de golfinhos do mesmo grupo, de outros que lhes são desconhecidos e tons desconexos. 

Para tal, é colocado debaixo de água um altifalante que vai reproduzindo aleatoriamente os assobios e outros tons, enquanto os golfinhos permanecem imóveis com eléctrodos colocados no dorso. Os aparelhos colados à pele dos golfinhos estão ligados ao computador de Dominie, que produz gráficos com a actividade cerebral dos animais, enquanto a cientista ouve o que se passa debaixo de água com uns auscultadores. 

Os sons são todos gravados através de um hidrofone, numa operação que a cientista realiza duas vezes por dia com três golfinhos - Apolo, Lótus e Hugo -, com o apoio de uma estudante portuguesa de mestrado em Psicologia. A investigadora acredita que o seu estudo poderá contribuir para um conhecimento mais aprofundado da comunicação entre os golfinhos, que no futuro poderá estender-se a outros cetáceos. 

De acordo com Dominie, aqueles três animais foram escolhidos por terem demonstrado ser os mais cooperantes e estiveram a ser preparados durante cerca de um ano para participar no estudo. Quase de malas feitas para regressar aos Estados Unidos, a psicóloga deverá agora demorar uns bons meses até compilar e analisar todos os dados recolhidos, que serão depois publicados em estudo.

Fontes: Ciência Hoje

http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=29733&op=all

Imagens:

http://www.rochabravavillas.biz/zoomarine.jpg - Logótipo do Zoomarine em Albufeira

http://www.facebook.com/people/Dominie-Madonna-Writt/1250086138 - Fotografia da cientista Dominie Writt, da Universidade do Kansas

http://www.thebytehouse.com/images/CSP311.jpg - Logótipo da Universidade do Kansas nos Estados Unidos

.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: