quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Energia Eólica para o Algarve

A Direcção Geral de Energia e Geologia divulgou os resultados dos lotes lançados a concurso para a produção de energia eólica. Algarve incluído.


A Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) divulgou as propostas vencedoras de 7 dos 13 lotes da Fase C da eólica, lançados a concurso em Maio deste ano.

No que respeita ao Algarve, a proposta melhor classificada foi a do agrupamento Parque Eólico de Tavira, no lote 12 (6 MVA, em Loulé com Tavira e Silves).


O concorrente Unit Energy – Energias Renováveis propôs o maior desconto para o lote 13 (5 MVA), nos municípios de Lagos e Aljezur.


Nos restantes lotes a concurso, o lote 6 (8 MVA), localizado em Montemor-o-Novo com Alcácer do Sal, foi atribuído à Perform 3 – Parques Eólicos. 

O lote 7, também com 8 MVA, situado em Alcobaça e Santarém, vai pertencer ao agrupamento para o Parque Eólico da Serra dos Candeeiros – Norte. 


A melhor proposta para o lote 8 (8 MVA), em Idanha-a-Nova com Castelo Branco, foi apresentada pela Enerfer – Produção de Energia Solar e Eólica. No lote 9 (8 MVA), em Portalegre, o maior desconto foi oferecido pela empresa Gasfomento – Sistemas e Instalações de Gás.

A Enernova apresentou o maior desconto no lote 10 (6 MVA), em Santa Maria da Feira, e a Efacec Engenharia levou a melhor no lote 11, com a mesma potência, referente a Figueira da Foz. 


Os resultados podem ser consultados aqui.

http://www.dgge.pt/

Fontes: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=25712

Imagens:

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1020052 – Imagem de montes com aproveitamento de Energia Eólica

http://www.gasfomento.pt/construcaoeengenharia/images/stories/estatico/banner_gasf_construcao.png - Logótipo da empresa Gasfomento

http://planetasustentavel.abril.com.br/imagem/energia_eolica_popup_810x721.jpg - Imagem explicativa do funcionamento dum Aerogerador

http://194.65.153.232/mei/Image/dgeg.gif - Logótipo da DGEG – Direcção Geral de Energia e Geologia

http://fc03.deviantart.com/fs23/f/2007/319/3/a/Eolic_Generator_by_kakarotti.jpg - Imagem de design referente aos parques eólicos
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: