quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Poupar água é ganhar dinheiro

Existem muitas maneiras de poupar água hoje para a ter amanhã. Cuidar e preservar o ambiente e os seus recursos naturais é uma tarefa que cabe a todos nós. Saiba como. 


É sabido que a água é um recurso renovável, mas a sua inesgotabilidade depende da forma como o homem a utiliza.

97 por cento da água existente é salgada e os três por cento restantes são, na sua maioria, inacessíveis por se encontrarem nas montanhas altas ou nos pólos. 

Ou seja, a água que o homem tem ao seu dispor corresponde apenas a 0,5 por cento do total. 

A necessidade de água é cada vez maior e o Algarve é uma das principais regiões sujeitas ao problema da escassez deste bem essencial. 


É indispensável utilizar a água sem a desperdiçar. Poupar está nas mãos de cada um de nós e passa por simples gestos do nosso dia-a-dia.

Mudar os hábitos e instalar dispositivos mais eficientes em torneiras, chuveiros e autoclismos são pequenas atitudes que fazem toda a diferença.

Poupar 300 metros cúbicos por ano

Poupar 300 metros cúbicos de água por ano equivale a 60 mil garrafões de água de cinco litros ou a encher sete piscinas de quatro metros de largura, sete de comprimento e um metro e meio de altura. Os dados foram apresentados na revista Proteste de Junho de 2008.


Numa casa onde habitem três pessoas e com dispositivos que tenham um elevado consumo, aliado a um uso descuidado dos mesmos pode perfazer um consumo de água excessivo e de desaproveitamento (cerca de 400 metros cúbicos).

Mas se a mesma família adoptar hábitos mais económicos e utilizar dispositivos eficientes e acessórios redutores pode reduzir o consumo para 100 metros cúbicos por ano. Pode parecer insignificante, mas se multiplicarmos este número por cada casa de família do país é um facto que toma dimensões gigantescas.

Existem acessórios e dispositivos económicos para chuveiros, torneiras e autoclismos que permitem reduzir no consumo da água. Mas o principal contributo está nas atitudes de cada um de nós. 

Dicas para poupar

Comece por tomar duches curtos, em vez de banhos de imersão, não deixe a torneira aberta mais de cinco minutos e feche-a sempre que não precisar.

Nos banhos de imersão de crianças use um quarto da capacidade máxima da banheira e recolha, em garrafões, a água fria até chegar a quente.

Reduza ao mínimo o uso de água para lavagens (dentes, mãos, fazer a barba) e feche bem as torneiras.


Para cozinhar, prefira o vapor, microondas ou a panela de pressão pois poupa água, preserva as vitaminas e melhora o sabor dos alimentos.

Use as máquinas de lavar só com carga completa.

Prefira a máquina de lavar loiça do que lavá-la à mão.

Para lavar o carro use dispositivos com água sob pressão.

Nas piscinas recorra a circuitos de recirculação da água.

Reutilize águas residuais relativamente limpas para lavar pavimentos exteriores, abastecer o autoclismo ou regar o jardim.

Estes são pequenos passos que pode adoptar em casa e que fazem toda a diferença para o planeta.

O programa Eco-Famílias foi um projecto na área da poupança de energia que visou sensibilizar os consumidores para a necessidade de reduzir os consumos de água e consiste no acompanhamento dos consumos reais de água, durante um ano, das famílias residentes na região do Algarve. 

Siga o exemplo.


Se adoptarmos atitudes mais responsáveis e cuidadosas no dia-a-dia, poupamos água, energia, ajudamos a proteger o ambiente e ainda ficamos a ganhar dinheiro.

Fontes: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=22547

Imagens:

http://www.hotwaterfor.us/images/HotWater_Child-shower.jpg - Fotografia de criança a tentar agarrar a água

http://www.eccn.edu.pt/alunos/henrique_catarina/images/agua154.jpg - Fotografia de pássaro amarelo a beber água de uma torneira

http://www.woodbridgeliving.com/kid-in-hat-water-800-1.jpg - Fotografia de várias crianças a brincar com água ao ar livre

http://farm4.static.flickr.com/3035/2885576767_dd4ae2535a.jpg?v=0 – Fotografia de redutor de caudal

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKyx5HAx-IM5uA_zqJa7xXLBDLiXoeVjmNQp9dzHTrt2BwWQd2NkbcC4M469jJm3_FfMaMSMEs6QiVZRwoA9ndpLNjWTZvb1h6lys3G-z4OUKFmEJ5RfGsVRUEgPtsG5QDwTqvIyyPi0Q/s320/Crying+Child+no+water+.jpg – Fotografia de criança a chorar por não ter água para beber
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: