sexta-feira, 27 de março de 2009

SEMINÁRIO DEBATE INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO

O seminário «INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO: Técnicas e Materiais de Construção Sustentável», organizado pela CCDR Algarve, através da rede Enterprise Europe Network, irá decorrer no próximo dia 2 de Abril, a partir das 17.00h, no auditório da feira “Algarve Construção”, cujo recinto será localizado, este ano, na Marina de Portimão (http://www.expofaro-online.com/eventos/algarveconstrucao/algarveconstrucao.htm). 


Esta acção realiza-se na sequência de iniciativas recentemente promovidas pelo Enterprise Europe Network, no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Criatividade e Inovação e de eventos anteriores sobre boas práticas no campo das tecnologias, materiais e sistemas de construção. Saliente-se a colaboração prestada na divulgação pela AECOPS, Ordem dos Arquitectos e Ordem dos Engenheiros. 

No âmbito da iniciativa será apresentada a Plataforma para a Construção Sustentável (www.centrohabitat.net), uma rede que congrega empresas, centros de I&D, autarquias e outros agentes comprometidos com o tema da sustentabilidade e que, recentemente, acaba de ver reconhecido pelo QREN o seu projecto de Cluster “Habitat Sustentável”. O presidente da Plataforma, Prof. Victor Ferreira, irá abordar os novos caminhos da construção sustentável, com base nas conclusões do congresso sobre esta matéria, realizado em Outubro 2008.


A sustentabilidade e inovação também podem ser asseguradas pela utilização de técnicas e materiais de construção tradicionais, ligados ao uso de recursos naturais, que reforçam a afirmação da identidade local e a atractividade em termos patrimoniais e culturais. Este é o lema da intervenção do Arqº. Vítor Ribeiro, o coordenador de uma equipa de investigação regional do GATAA Gabinete Apoio Técnico Aldeias, cujo trabalho permitirá orientar futuras operações de reabilitação do edificado ou novas construções de arquitectura tradicional.

Finalmente, o Arqº António Miguel Ferreira apresentará a premiada solução de arquitectura bioclimática e ambientalmente responsável da urbanização Alma Verde Village & Spa, situada na Praia da Luz, em Lagos. O sistema de “CoolHouse” é um caso de boas práticas com reconhecimento internacional, que reflecte uma filosofia de planeamento e construção sustentável, tão necessária em termos de desenvolvimento regional.

As inscrições são efectuadas pela internet em www.ccdr-alg.pt 

Os participantes inscritos beneficiam de entrada gratuita no recinto da feira, mediante apresentação do comprovativo de inscrição, recebido por e-mail.


PROGRAMA

«INOVAÇÃO NA CONSTRUÇÃO: Técnicas e Materiais de Construção Sustentável»
Marina de Portimão - Dia 2 de Abril - Quinta-feira - 17.00h às 19.00h

Mesa de Abertura
Manuel da Luz - Presidente da Câmara Municipal de Portimão
João Faria - Presidente da CCDR Algarve
Catarina Cruz - Directora do Enterprise Europe Network da CCDR Algarve

Painel de Comunicações
Moderação:
Fátima Farinha - Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve

«Materiais, Sistemas e Técnicas de Construção Tradicional»
Vítor Ribeiro - Investigador no sector da Construção Tradicional do Algarve

«Inovação na Construção Sustentável»
Victor Ferreira - Presidente da Plataforma para a Construção Sustentável

«Apresentação dum Caso de Boas Práticas regional»
António Miguel Ferreira - AlmaVerde Village & Spa

Debate
 



CCDR Algarve / Enterprise Europe Network

Tel. (+351) 289 895 270

pbota@ccdr-alg.pt

www.enterpriseeuropenetwork.pt

www.ccdr-alg.pt

Nova morada: 

Palacete Doglioni

Rua do Lethes, 32

8000-387 Faro


Fonte: CCDR-Alg – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve

http://www.ccdr-alg.pt/ccdr/index.php?name=News&file=article&sid=390

Imagens:

http://www.expofaro-online.com/eventos/algarveconstrucao/algarveconstrucao.htm - Cartaz da Expo Algarve e Construção na Marina de Portimão

http://www.enterpriseeuropenetwork.pt – Logótipo da Enterprise Europe Network

http://www.ccdr-alg.pt – Logótipo da 1ª Semana Europeia das PME 2009 – Pequenas Empresas, Grandes Negócios e Criatividade e Inovação – Ano Europeu 2009
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: