segunda-feira, 30 de março de 2009

UAlg: Todos os cursos ajustados a Bolonha no próximo ano

A Universidade do Algarve vai ter no próximo ano lectivo todos os cursos ajustados ao processo de Bolonha e abrir três novos cursos, disse o reitor daquela instituição. 



Em conferência de imprensa, o reitor João Guerreiro afirmou que no próximo ano lectivo vão abrir três novos cursos - Medicina, Desporto e Línguas e Literaturas e Culturas - e que todas as ofertas vão estar ajustadas ao processo de Bolonha.



O processo de Bolonha pretende criar no espaço europeu um sistema de graus comparável e facilmente compreensível por todos os estados e baseia-se numa estruturação do ensino superior em três ciclos: 1º ciclo (licenciatura) com duração de três anos; 2º ciclo (mestrado) de dois anos e 3º ciclo (doutoramento) de três anos. 



A Universidade do Algarve (UAlg) recebeu entre os passados dias 03 e 06 de Março mais de três mil alunos do Secundário e do 9ª ano do Ensino Básico no âmbito da "Semana Aberta 2009" e da celebração do seu 30º aniversário. O principal objectivo de abrir portas à comunidade escolar foi divulgar junto daquele público-alvo a oferta formativa e a investigação produzida na instituição, com visitas guiadas, palestras, sessões culturais e desportivas. 

A Universidade do Algarve abre anualmente cerca de 17 mil vagas e entre os candidatos há estudantes de vários pontos do país e de 54 nacionalidades diferentes.



Durante a "Semana Aberta 2009", que contou com 11 professores a coordenar as actividades e o apoio de 300 alunos voluntários da universidade, os estudantes puderam, entre outras coisas, contactar com o trabalho de cientistas que estudam a vida marítima ou as fibras ópticas e telecomunicações.

Saber qual a diferença que existe entre um curso de gestão e um de economia, aprender as regras básicas do golfe e como se gere a água num "green", conhecer o ciclo da vida da sardinha ou viajar até ao paleolítico e ao período islâmico através dos achados arqueológicos foram outras actividades desenvolvidas pelos estudantes do secundário nestes dias.



Fontes: Observatório do Algarve

http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=28056

Imagens:

http://www.scienceandsociety.info/professor_at_blackboard.jpg - Fotografia de professor a escrever fórmulas num quadro de parede

http://www.campusaccess.com/images/master-of-science.jpg - Fotografia de um microscópio

http://www.gcdstudyabroad.com/images/girl_study.jpg - Fotografia de rapariga a estudar

http://www.sxc.hu/browse.phtml?f=download&id=1149239 – Fotografia de apontamentos de estudo e de calculadora

http://www.barlavento.online.pt/upload/multimedia/1143723554.jpg - Fotografia do Reitor da Universidade do Algarve, João Guerreiro
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: