segunda-feira, 23 de março de 2009

Universitários do Núcleo de Ambiente da UAlg dão palestras sobre aquíferos na João de Deus

No âmbito da Semana da Biologia da Escola Secundária João de Deus



Nas manhãs de terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de Março, um grupo de quatro estudantes universitários do Núcleo de Ambiente da UAlg (Namb), estarão na Escola Secundária João de Deus (ESJD), em Faro, para apresentar uma série de palestras sobre o funcionamento dos vários tipos de aquíferos. O convite foi feito por um grupo de dinâmicos estudantes do 12.ºB, envolvidos no Projecto Eco-Escolas e actualmente a trabalhar uma proposta para melhorar o desempenho ambiental da ESJD. 



Recorrendo a um pequeno modelo, pouco maior do que uma mala de viagem comum mas com capacidade para simular o funcionamento de todos os tipos de aquíferos, Luís Costa, Pedro Abrantes, Carla Inácio e Tiago Guerreiro vão estar no Laboratório de Biologia da ESJD nos dias 24 e 25 de Março, a partir das 10h00, para explicar aos alunos do 12.ºB da ESJD tudo o que há para saber sobre aquíferos (formação ou grupo de formações geológicas que podem armazenar água subterrânea). 

Assim, estes quatro estudantes do Núcleo de Ambiente da UAlg (Namb), que oferecem as palestras no âmbito da Semana de Biologia da ESJD, que decorre, justamente, a 24 e 25 de Março, vão abordar questões como as possíveis interferências dos aquíferos no ciclo da água, ou como é que os poluentes do solo entram em contacto com as águas subterrâneas. Estabelecendo sempre uma relação com as águas subterrâneas do Algarve, outra das temáticas a abordar será o fenómeno da intrusão salina. 



Esta iniciativa vem no seguimento de uma parceira criada entre um grupo de estudantes e o Namb, que foi recentemente contactado através do blogue oficial http://namb-ualg.blogspot.com/ por um grupo de estudantes do Grupo A do 12.ºB da ESJD, “um grupo bastante empreendedor que se inscreveu no projecto Eco-Escolas a nível nacional e que agora está a desenvolver um projecto que visa melhorar o desempenho ambiental da sua escola”, referem Luís Costa e Pedro Abrantes.

Este grupo de estudantes – composto por Adriana Vale, André Soares, Patrícia Mendes, Pedro Santos e Susana Alexandre –, “está disposto a pôr mãos à obra e a alterar mesmo maus hábitos ambientais da escola, aumentando a eficiência no consumo de água e energia, que são aspectos de grande relevância e preocupação nos dias que correm devido à importância vital que desempenham no nosso dia-a-dia", sublinham os responsáveis do Namb.



Sobre o Namb

O Namb - Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve, fundado em 13 de Novembro de 1996, é uma secção autónoma da Associação Académica da UAlg. Este núcleo multiplica-se em acções de sensibilização e informação sobre os problemas ambientais actuais, dirigidas sobretudo aos estudantes da UAlg e aos residentes na região do Algarve. Mais informações sobre o Namb estão disponíveis no respectivo blogue oficial http://namb-ualg.blogspot.com/.



Contactos para entrevistas:

Luís Costa – Presidente da Direcção do Namb

Telemóvel: 965 313 244 | luigicostex@gmail.com

Pedro Abrantes – Presidente da Mesa do Plenário do Namb

Telemóvel: 937 810 713 | abrantes.pedro@gmail.com


Especial Agradecimento: 

Ao grupo de estudantes do Grupo A do 12.ºB da Escola Secundária João de Deus em Faro (Eco-liceu) que nos propuseram esta parceria e a vão divulgar no Fórum do Liceu.

A Dr.ª Rosalina Grilo do Gabinete de Comunicação da Universidade do Algarve, por nos ter auxiliado a compor esta notícia e nos ter ajudado bastante na sua divulgação, por exemplo em http://twitter.com/UAlg/status/1349716714.

Um abraço a um grande amigo do NAMB, Nelson Pires que com o seu Blog Alma Algarvia contribuiu para a divulgação desta iniciativa em http://www.alma-algarvia.blogspot.com/.

Imagens:

Namb – Imagens do Folheto desdobrável informativo que servirá para distribuir aquando das diversas palestras no Eco-Liceu

http://namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipo do Eco-Liceu – Projecto Ambiental do Grupo A do 12.ºB (2008/2009) da Escola Secundária João de Deus em Faro
http://namb-ualg.blogspot.com/ - Logótipo do Namb – Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: