domingo, 19 de abril de 2009

Ambiente do Algarve alvo de “assalto generalizado”

Ambientalistas ameaçam fazer queixas à Comissão Europeia



Sete associações ambientalistas ameaçam levar várias queixas à Comissão Europeia (CE) devido ao “assalto generalizado” de que está a ser alvo o Ambiente na região algarvia. 

As associações reuniram para fazer o ponto de situação do estado do Ambiente no Algarve e o diagnóstico “é bastante preocupante”, dizem. Vão tentar encontrar soluções para os problemas, mas em última instância farão queixas à CE. 

Na mira dos ambientalistas estão por exemplo os projectos PIN- Potencial Interesse Nacional. Dizem que criam "enormes problemas sustentabilidade” e que passam por cima de todos os planos de ordenamento. 



Ainda sobre os projectos PIN, falam concretamente no projecto para o Pontal em Faro. Defendem que a ser aprovado "irá destruir o pulmão da cidade e uma das últimas manchas de pinhal do Algarve”. 

Os ambientalistas falam ainda no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). Acusam a Comissão de Acompanhamento de só ter reunido duas vezes desde 2007, e que a taxa de aprovação “é reduzidíssima”, que está “nos 8,6%”. 

Sobre o QREN sublinham também que na questão dos projectos ligados ao Ambiente a taxa de aprovação ainda é menor, “7,6%”. Caracterizam de “ridiculamente pequena”. Dizem que só foram aprovados cinco projectos, todos de Autarquias. 



Constituem outros motivos de preocupação para os ambientalistas questões ligadas a alguns planos de ordenamento e excesso de campos de golfe, mas salientam aquilo que chamam de “incidentes ambientais gravosos”: 

Falam dos “esvaziamentos cíclicos da Lagoa dos Salgados (...), liquidação do Pinhal da Praia Verde, construções ilegais e abandono na Mata de Vila Real de Santo António, descargas irregulares de efluentes na Ria Formosa”. 



As associações são a Almargem, Quercus, LPN, A Rocha, AMA, APOS e ALTELA.

Fonte: Região Sul

http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=93245

Imagens:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifkLE2d_m5mJLT1_yuxomV6qW7k1cONAnnEUxtixm9zplhPofeJ1jGYr0BZAbXlDOPneYHb0ywB542Lu10iNanp-NEfzBtSpw4NXH9i3XJUB_ofKtFrf2D1D24jX3UvD2eybXFr0jhPyQ/s400/cartoon_ID1779+porque.jpg – Portugal, os Espaços verdes e os Tubarões

http://www.prime.min-economia.pt/PresentationLayer/ResourcesUser/imagens/qren_banner1.jpg - Logótipo do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional

http://www.ama-vrsa.com/img/verdelago3.jpg - Fotografia aérea do Abate de árvores no Verde Lago para construção de empreendimentos e campos de golfe, perto de Vila Real de Santo António

http://www.portugal.gov.pt/NR/rdonlyres/B7CEA109-5F3C-4BFC-B66A-B852DD336C83/0/Contratos_QREN_09_04_08_a.jpg - Imagem de uma reunião do QREN
.
Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: