quinta-feira, 21 de maio de 2009

Descargas ilegais na Ribeira do Tronco na Fuzeta

Devido às denúncias feitas, por um vizinho do Hotel Vila Monte, a SIC esteve em Moncarapacho, a confirmar a poluição, que esta unidade hoteleira está a fazer na ribeira do Tronco.



Esse assunto foi abordado pelo Olhão Livre no dia 20 de Maio de 2009 depois de denúncias feitas no Fórum Olhão, por um membro desse Fórum.

Esperemos que haja multa e não função pedagógica, como fez a CCDRA à C.M.O. no caso da lixeira, clandestina e ilegal que esta teima em manter em Quelfes.

Esperemos também, que a coima a aplicar pela ARH ao poluidor seja, no mínimo, maior do que a pequena fortuna com que esta mesma entidade quer autuar os proprietários de poços, noras, furos de captação de água, minas de água e fossas que não façam a sua declaração.



A CMO devia ser chamada à pedra, pela situação daquele estabelecimento Hoteleiro, pois já no tempo em que era a Quinta do Adolfo, nunca fez a ETAR a que era obrigado, tendo, mesmo assim sido licenciado.

Os cidadãos começam a perder o medo! E começam a denunciar as situações, exercendo assim o seu direito de cidadania que tanto é apregoado, mas que os responsáveis autárquicos, tentam impedir, para que tudo continue na mesma.

Por esse motivo eu aceitei fazer parte de um projecto, ao participar neste blog. Não me arrependo e vejo que os cidadãos estão a corresponder, ao nosso apelo de participar na vida politica do nosso concelho, quer em denúncias como esta, quer em visitas, pois o Olhão Livre acaba hoje de passar a barreira das 50000 visitas em 15 meses.



Obrigado a quem nos visita! É sinal que somos um blog que tem cumprido o papel para que foi criado.

Para além da SIC, esteve lá a Lusa, a TVI, o Correio da Manhã e o Diário de Notícias.

Fonte: Olhão Livre

http://olhaolivre.blogspot.com/2009/05/sic-em-moncarapacho.html

http://somosolhao.blogs.sapo.pt/ - Álbum de fotografias

Imagens:

http://picasaweb.google.pt/csoares.brejo/RibeiraDeMoncarapacho?feat=directlink#5337563042878879922 – Fotografia da Ribeira do Tronco com água contaminada após a descarga

http://picasaweb.google.pt/csoares.brejo/RibeiraDeMoncarapacho?feat=directlink#5337561792637346082 – Fotografia de satélite do mapa daquele local

http://picasaweb.google.pt/csoares.brejo/RibeiraDeMoncarapacho?feat=directlink#5337562899540720338 – Fotografia do tubo de descarga na Ribeira do Tronco

http://picasaweb.google.pt/csoares.brejo/RibeiraDeMoncarapacho?feat=directlink# - Várias fotografias das descargas ilegais do Hotel na Ribeira em questão

Pedro Abrantes (NAMB)

2 comentários:

Unknown disse...

Realmente parece mesmo um foco de descarga de águas negras!
Sendo este um blog do Núcleo do Ambiente, penso que ao colocarem esta notícia concordam com o facto de realmente ser uma descarga poluidora.
O que pode acontecer aos furos de captação vizinhos com uma situação destas?

Unknown disse...

Em.Moncarapacho.as.situações.ilegais.
repetem-se.com.frequência.
sob.o.olhar.complacente.e.culpado.
do.proprio.presidente.da.Junta.
Quem.deve.fiscalizar.os.orgãos.do.
poder,senão.a.população.que.os.elege?
Pelo.menos.assim.seria.num.país.
democrático.e.realmente,livre.