quinta-feira, 10 de setembro de 2009

IV EXPO ENERGIAS RENOVÁVEIS & MOBILIDADE SUSTENTÁVEL E IV ALGARVE GREEN VEHICLE CHALLENGE - Semana Europeia da Mobilidade/ BAIXO GUADIANA SUSTENTÁVEL

Já está tudo preparado para a IV EXPO ENERGIAS RENOVÁVEIS & MOBILIDADE SUSTENTÁVEL e o IV ALGARVE GREEN VEHICLE CHALLENGE, integrados na Semana Europeia da Mobilidade e do Baixo Guadiana Sustentável, que decorre de 19 a 22 de Setembro em Monte Gordo, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, e da Associação Odiana e com a colaboração do site www.algarverenovavel.com  
 
Este ano, para além do Seminário, será feita uma visita guiada à Central Fotovoltaica da Amareleja (considerada como um caso exemplar de aproveitamento de energias renováveis), haverá Sessões de Cinema de Educação Ambiental "Cine-Eco", disponibilização gratuita de bicicletas, monitorização do ar/ruído etc.
 
Em especial destaque nesta exposição poderá ver as melhores marcas de painéis solares térmicos e fotovoltaicos, aproveitamento da energia eólica, geotermia, fornos solares, etc. 
Confirmadas estão já 14 empresas de energias renováveis, tais como a Guadiclima, Solar One, Joro, Natural Energy, Just4sun, Guaditubos, Enernatura, Solar Panels 4u, Alren, TáSol, e Alsolar. dado que muitas destas empresas se dedicam à instalação de equipamentos de micro-geração (que permitem a venda à rede de electricidade gerada a partir de energia solar), todas as opções nesta matéria serão divulgadas nesta Exposição que na sua 4ª edição é a maior a nível nacional exclusivamente dedicada às energias renováveis e à mobilidade sustentada.
 
Muitos dos veículos amigos do ambiente à venda em Portugal estarão também nesta exposição que é de entrada livre, e estará patente na Av. Marginal de Monte Gordo de 19 a 22 de Setembro de 2009, das 16.30 às 24h. 
Esta é a uma testing expo, em que as pessoas têm a possibilidade de experimentar os vários veículos amigos do ambiente à venda em Portugal, tais como automóveis eléctricos, scooters eléctricas, Bicicletas eléctricas, Segways, Easy-gliders, City cruisers, entre outros.  
Como novidade neste campo, empresas como a Hidrogenpower e a Biocar divulgarão kits que permitem utilizar os nossos veículos convencionais a andar a hidrogéneo ou a biocombustíveis, e teremos mesmo a presença de uma empresa, a TOZEVE que transforma veículos convencionais em veículos eléctricos com homologação para circular na via pública sem restrições. 
 
No dia de encerramento – Terça-feira, dia 22 de Setembro–Dia Europeu Sem Carros, realizar-se-á o IV ALGARVE GREEN VEHICLE CHALLENGE, uma prova única a nível nacional, na qual apenas podem participar veículos realmente amigos do ambiente, automóveis eléctricos, automóveis solares, automóveis híbridos, scooters eléctricas, Bicicletas eléctricas, Segways, Easy-gliders, City cruisers, entre outros.
 
Esta exposição contará, este ano, com cerca de três dezenas de stands, que graças á boa vontade e aposta séria do Município de Vila Real de Santo António nestas matérias, pelo segundo ano consecutivo são totalmente gratuitos para todas as entidades públicas e privadas empenhadas na divulgação das energias renováveis, mobilidade sustentável e divulgação de energias mais limpas que ajudem Portugal a atingir os objectivos de Quioto, o desenvolvimento sustentado, e a diminuição da dependência petrolífera portuguesa. 
  
Quanto a alojamentos (tendo em conta que ainda estamos em época alta) os preços de quarto de hotel para alojamento perto do local da exposição (Monte Gordo e Vila Real de Santo António) são os seguintes:
 
Hotel Navegadores (Monte Gordo) 
Duplo com peq. almoço - 60 euros
Single com peq. almoço - 40 euros
Contacto: 281 510 860
 
Residencial Coração da Cidade (Em VRSA)
Duplo com peq. almoço - 50 euros
Single com peq. almoço - 40 euros
Contacto: 281 530 470
 
Porque esta iniciativa é interessante, inteiramente dedicada às energias renováveis vimos convidar Vªs Exªs a participar no nosso evento.
 
Contamos convosco!
Pela Comissão Organizadora,
António José Brito http://www.algarverenovavel.com
Informações/Dúvidas António Brito Tel. 964144312
.
Fotografias de Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: