domingo, 13 de setembro de 2009

Repense o tubarão - porque, também aqui, as aparências iludem

34 anos volvidos desde a primeira exibição do filme “Tubarão”, muitos dos preconceitos acerca dos tubarões ainda se mantêm na sociedade actual, continuando estes, infelizmente, a ser encarados como sinónimos de medo e perigo.



É precisamente neste sentido que o Zoomarine, associando-se a uma iniciativa de carácter nacional, pretende ajudar a reverter esta tendência que teima em permanecer. Diariamente, entre 14 e 20 de Setembro, o Zoomarine irá realizar um conjunto de iniciativas no sentido da redescoberta, por parte de todos os que nos visitam e através do conhecimento de curiosidades da sua biologia e ecologia, destes magníficos e extremamente evoluídos peixes.

Ainda no âmbito desta iniciativa terá lugar a exibição do documentário “Sharkwater” na quarta-feira, 16 de Setembro, pelas 20h00, no auditório do Zoomarine. Com entrada gratuita, esta é uma excelente oportunidade para estar na primeira fila no momento em que mudará a imagem com que nos habituámos a encarar estes novos e misteriosos embaixadores dos oceanos.



A realidade é muito menos emocionante para os amantes de filmes assustadores. 80% das espécies não ultrapassa um metro de comprimento e, num universo de mais de 500 espécies, apenas 4 (tubarão-branco, tubarão-tigre, tubarão-buldogue e tubarão-de-pontas-brancas) poderão ser consideradas perigosas para o ser humano e apenas quando se sentem ameaçadas pela presença do mesmo no seu habitat.

É urgente reverter a imagem negativa que estes, muito pouco agressivos e sobretudo curiosos, peixes têm, para que a sociedade deixe de ter medo e se mobilize no sentido de evitar o seu desaparecimento dos nossos mares e oceanos.


Para mais informações, é favor contactar:
- Élio Vicente, Director de Ciência e Educação
- Zoomarine (Tel.: 966 966 540; E-mail: eliovicente@zoomarine.pt)

Fonte e Imagens: Zoomarine - http://www.zoomarine.pt/Start.php

.

Pedro Abrantes (NAMB)

Sem comentários: